CRECISP participa de fiscalização integrada no Alto Tietê

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 08/07/2023

Dando continuidade aos trabalhos executados pelo Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê, o CRECISP participou de mais uma blitz às margens da Represa Billings, próximo à cidade de Ribeirão Pires, a 35 km da Capital.

Além dos analistas de fiscalização do Conselho, estiveram presentes representantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente do município, Cetesb, Semasa e CREA.

A operação ocorreu no dia 06 de julho, no Bairro Icatuaçu, e confirmou a existência de diversas construções irregulares no entorno da represa. O CRECISP já vem atuando em conjunto com esse grupo em diversas localidades do Alto Tietê e a participação do Conselho nessas ações tem o intuito de identificar possíveis comercializações de lotes em áreas de proteção ambiental e, ainda, a atividade de profissionais ou pseudocorretores nessas intermediações.

Segundo o especialista da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Renato Nunes, o foco dessas operações é o desfazimento de casas que estão em processo de construção. “Nas residências habitadas serão efetuadas as autuações. Na realidade, as casas em construção ou que já foram construídas estão impedindo a regeneração natural da APP (Área de Preservação Permanente). Será realizado, junto à Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires, todo um projeto de reurbanização e evacuação da área, para que ocorra um processo jurídico apropriado.”