Palestrante fala sobre Marketing de Relacionamento

O evento aconteceu na Quarta Nobre


No dia 8 de agosto, a consultora empresarial, Mariana Cimmino Lopes, esteve na Quarta Nobre e falou aos participantes do evento sobre a importância do Marketing de Relacionamento e seus resultados na área pessoal e, principalmente, na profissional.

No início da apresentação, Mariana questionou os corretores de imóveis se, em algum momento da carreira, haviam realizado negócios em uma mesma família, e explicou que esse fato está ligado diretamente à excelência de atendimento, ou seja, ao marketing de relacionamento.

“Acredito que a maioria já realizou esse tipo de intermediação e isso é ótimo!  Porque a função é garantir fidelidade dos seus clientes, para que eles se tornem seus fãs, dos seus serviços prestados.”

“Temos formas diferentes de nos relacionar com o marido, com os filhos e com o cliente. Mas é claro, muitas vezes, criamos o relacionamento de amizade. Porém, enquanto isso não ocorre, temos uma determinada postura, um jeito de falar e algumas perguntas que são os gatilhos da intermediação.”

Segundo a palestrante, são pequenas atitudes, aplicadas muitas vezes em nosso dia a dia, que fazem toda a diferença no negócio. O papel dos corretores de imóveis, por sua vez, é de grande importância, pois estão ajudando as pessoas a realizarem seus sonhos.

“Muitas vezes, a família pretende morar o resto de sua vida naquela casa, vai criar seus filhos, receber seus netos! Então, o corretor tem que dar toda a atenção possível e precisa tomar certos cuidados para conseguir ter resultados fantásticos!”

A palestrante exemplificou que Philip Kotler, considerado o Pai do Marketing, dizia que custa cinco vezes mais conquistar um novo cliente do que torná-lo fiel. Portanto, se o profissional estiver sempre em busca de novos prospects, irá acabar gastando muito mais.

“Para cada cliente satisfeito, aparecem mais cinco pessoas. Mas um cliente insatisfeito pode gerar um transtorno muito maior. Hoje, existem as redes sociais que podem criar um senso de justiça. Antigamente, nós tínhamos o 0800 e o SAC. Aí inventaram o Reclame Aqui e funciona! Então, hoje as pessoas usam as mídias da internet, rede sociais, lógico! Temos o imbatível boca-a-boca que serve para o bem e também para mal.  As pessoas estão mais dispostas, só que aumentou a oferta e também a procura. Portanto, precisamos nos diferenciar no mercado.”