Parceria para avaliação mercadológica se estende a Rio Claro

O convênio com o CRECISP não trará qualquer ônus ao Poder Executivo

A Prefeitura de Rio Claro é a mais nova beneficiária do CRECISP. O poder executivo e a entidade assinaram um termo de convênio que prevê a realização de avaliações mercadológicas do patrimônio imobiliário da administração municipal.

O objetivo desse acordo é analisar os preços de mercado em casos de desapropriações, locações e outras transações imobiliárias. A emissão do Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) levará em conta localização, tamanho e documentação do imóvel para definir seu valor de mercado, e será realizada por peritos corretores de imóveis, inscritos no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), sempre que a demanda for de interesse público, sem gerar ônus ao município. 

O presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, destacou que é uma ‘’enorme satisfação’’ colaborar com a cidade de Rio Claro. Durante a assinatura, ele lembrou que já existe um termo de cooperação semelhante com o Ministério Público do Estado de São Paulo, que foi renovado por ter sido muito exitoso, e acredita que o mesmo ocorrerá agora com a Prefeitura.

Segundo Viana, esse é um trabalho de relevância social, pois há prefeituras, após a assinatura do convênio, que reduziram o prazo de uma avaliação mercadológica imobiliária de 10 meses para 30 dias, a partir do momento em que o CRECI é acionado. “Além disso, o convênio assegura mais transparência e dá garantia com bases legais ao gestor municipal em sua tomada de decisões.”
Com essa parceria, Viana ressaltou também que o CRECISP vai além de sua missão. “Conseguimos não só colocar a autarquia como um órgão de registro e fiscalização profissional, mas como um elemento social importante à comunidade.”

Em seu discurso, durante a assinatura do documento, o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, disse que esse compromisso dará mais transparência à administração municipal. “O CRECI traz credibilidade. Estamos juntos com quem tem expertise. Quem ganha é o poder público.’’

Presente ao evento, o deputado estadual, Aldo Demarchi, enalteceu que a avaliação mercadológica garante negócios imobiliários sérios, justos e seguros, exigindo o conhecimento preciso de valores dos profissionais da categoria. Também compareceram o conselheiro Luiz Antonio Pecini; o delegado sub-regional de Rio Claro, Marcos Paulo Ferro; o subdelegado sub-regional, Ricardo Ferrari; o subdelegado municipal, Luiz Antonio Marketvitz Pecini; a delegada municipal Maria José Pucci, o presidente da Câmara, André Godoy, os vereadores Val Demarchi, Adriano La Torre, Hernani Leonhardt, Geraldo Voluntário, além de secretários municipais.