Tribunal de Contas do Estado firma convênio com o CRECISP

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo 17/03/2018


O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é o mais novo parceiro do CRECISP. Os órgãos assinaram um termo de convênio, com validade de 5 anos, que prevê a realização de avaliações imobiliárias dos imóveis do TCE ou de outros para fins exclusivos de sua administração. Este é o 18º convênio realizado pelo Conselho.

O objetivo da parceria é realizar a avaliação de preços de mercado em casos de desapropriações, locações e outras transações imobiliárias. O estudo levará em conta localização, tamanho e documentação do imóvel para definir seu valor de mercado. Atualmente, o Tribunal, além de sua sede, possui 20 imóveis espalhados no Estado, entre próprios e alugados.

O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, destacou que é uma ‘’enorme satisfação’’ colaborar com a Corte. Durante a assinatura, ele lembrou que já existe uma parceria semelhante com o Tribunal de Justiça há 9 anos que tem sido muito exitosa, e acredita que o mesmo ocorrerá agora com a Corte.

Com essa parceria, Viana ressaltou também que o CRECISP vai além de sua missão. “Conseguimos não só colocar a autarquia como um órgão de registro e fiscalização profissional, mas como um elemento social importante à comunidade.

O presidente do Tribunal de Contas, Renato Martins Costa, reconheceu que é fundamental que todas instituições deem um passo adiante nos exercícios de suas funções, e elogiou o CRECISP.
“Se nós nos limitarmos à prestação de nossas atividades a elas circunscritas, sem ter uma preocupação social, com repercussão mais direta no seio da sociedade, estaremos nos apequenando. Como órgão de registro e fiscalização de classe, o CRECISP dá um exemplo. É importante nos preocuparmos em alargar nossas fronteiras sem usurpar a atribuição e competência de ninguém, mas colocando nossa marca bem fincada no chão”, comentou.

Estiveram presentes na celebração do convênio o diretor-geral de Administração do TCE, Carlos Malek; o chefe de gabinete da Presidência, Olavo Silva Júnior; o diretor-técnico de Divisão da Presidência, Eduardo Primo Curti, e os assessores da Presidência, David Vieira da Costa e Mário Cabrera Moraes.

Por parte do CRECISP, o ato foi prestigiado pelos diretores, Arthur Boiajian, Ruberval Ramos Castello e Isaura Aparecida dos Santos, além dos conselheiros Ben-Hur Paes da Silva Junior, José Augusto Sasso, Valentina Caran, José Rodrigues Pinto Zacarias e Maria Regina de Castro Busnello.