Palestrante fala da linguagem não verbal

O evento ocorreu em Guarujá

No dia 4 de outubro, a jornalista Flávia Travaglini falou aos corretores de Guarujá e região sobre a importância da comunicação não verbal e sua influência no dia a dia, especialmente na área profissional.

A palestrante, que é especializada em comunicação empresarial, informou que realiza constantemente treinamentos e enfatizou que este tipo de comunicação influi diretamente no fracasso ou no sucesso da negociação.

“Vocês devem estar se perguntando se a forma como eu me mexo na frente dos clientes ou a roupa que eu uso interfere diretamente ou não na intermediação. Mas, o corpo fala sim! E a linguagem não verbal tem ‘quase’ tudo a ver com a vida do corretor de imóveis.”

Flávia relatou que, de acordo com um estudo realizado, em uma discussão mais acalorada, numa negociação, por exemplo, ou um debate frente à frente, o cliente poderá prestar atenção em outros pontos, como no tom de voz ou no gestual do seu interlocutor, fazendo com que o discurso propriamente dito perca a importância.

“Se você estiver mentindo para seu cliente, o corpo entrega!  Se existem algumas imperfeições no imóvel, um vazamento, por exemplo, e eu quero dar uma disfarçada, lamento informá-los, mas não adianta!  Ser transparente é a melhor estratégia! Talvez perca uma negociação, mas pode ganhar outra! Por isso, todas às vezes que precisar falar, o ideal é que seja de forma natural!”

A palestrante também comentou que as pessoas têm uma tendência a prestar mais atenção na mensagem quando, além da fala, se usam as mãos na comunicação. “Mas, fiquem atentos! Lugares pequenos pedem gestos menores. Somente quando estamos em um ambiente grande, podemos ampliar o gestual!  E para cada emoção possuímos um tipo de gesto!”

Segundo o delegado municipal do Guarujá, Hélio Amarante, para fechar qualquer negociação é importante conhecer os costumes e a cultura do seu cliente. “Caso contrário, qualquer tipo de aproximação se tornará extremamente difícil e não conseguiremos atingir o resultado desejado.”