Combate à Violência contra a Mulher é prioridade no CRECISP

O Programa de Combate à Violência contra a Mulher desenvolvido pelo CRECISP visa o enfrentamento desse que é um dos problemas mais urgentes em nossa sociedade. O objetivo principal é fazer uma abordagem ampla, buscando mitigar os efeitos danosos da violência contra a mulher, além de promover uma cultura de respeito, igualdade e proteção.

Lançado ao final de dezembro de 2023, o Programa tem criado estratégias para dar suporte a mulheres que enfrentam situações de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. E uma dessas ferramentas que o CRECISP disponibilizará, em breve, em seu aplicativo, é o botão pânico, que permitirá à pessoa que se sentir vulnerável em uma situação contatar ajuda.

Reconhecendo que a violência contra a mulher, muitas vezes, é enraizada em normas sociais prejudiciais e desigualdades de poder, o CRECISP vem investindo em campanhas educativas, workshops e palestras que visam desconstruir estereótipos de gênero, disseminar noções de consentimento e promover a equidade nas relações interpessoais.

O programa se estende, ainda, ao âmbito profissional dos corretores de imóveis, capacitando esses profissionais para identificar sinais de violência doméstica e fornecer apoio adequado às mulheres em situações vulneráveis.

Exemplo disso será o evento a ser realizado no próximo dia 26 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a partir das 10 horas. O especialista em segurança pública e privada Jorge Lordello ministrará uma palestra sobre “Combate à importunação, ao assédio e aos abusos contra a mulher”. Lordello mostrará os avanços da legislação e as consequências penais para aqueles que não respeitam os direitos das mulheres.

O Conselho, dessa forma, não apenas demonstra um compromisso ético e social, mas também desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.